Qual distro de linux baixar?

Como alguns já devem saber, o sistema operacional linux não é somente um único sistema, mas vários tipos, ou melhor, várias versões. E estas versões contêm diversas plataformas, diversos ambientes gráficos, etc. O software livre é assim: liberdade de escolha em vários aspectos.

Pra começar, existem as plataformas 32 e 64 bits. Quê significa isso? A versão que se deseja baixar, é de acordo com o tipo de processador da tua máquina. Se for um processador 32 bits, deve-se baixar um i386, i486, ou generalizando, ix86 de versão de kernel, que é o “caroço” básico do linux, ou coração deste. Se o tipo de processador for 64 bits, deve-se baixar o kernel ix86_64. Devo esclarecer também que, se o usuário recém-chegado ao linux optar pela plataforma 64 bits, pode ser que encontre algumas dificuldades a mais na hora de instalar alguns aplicativos e plugins extras necessários.

A tecnologia dos processadores 64 bits surgiu há uns 3 a 4 anos atrás, porém não se tem suporte em termos de hardware e software ainda. Mas mesmo assim, o ambiente linux proporciona mais suporte que o ambiente windows.

Quanto a qual distribuição utilizar, você pode optar por uma entre mais de 300! Veja o sítio DistroWatch só para ter uma idéia de quantas distros existem:

Imagem do DistroWatch

DistroWatch

Neste mesmo site se pode ver o rank das distribuições mais utilizadas no mundo.

Agora que já sabemos sobre tipo de kernel e distros, devemos nos familiarizar quanto aos ambientes gráficos disponíveis.

Existem vários. Citarei abaixo alguns:

Ambiente gráfico KDE

KDE → É um dos mais utilizados por se assemelhar mais ao ambiente do windows. Tem um visual mais arrojado e, como tal, consome mais memória ram também. Logo, para se utilizar este ambiente, deve-se ter uma máquina um pouco mais “parruda”. Usa um conjunto de bibliotecas chamada de Qt3. O novo kde, o kde 4, que será lançado no ano que vem, virá com as novas bibliotecas Qt4. Seu site oficial é:

kde.org

Ambiente gráfico Gnome

Gnome → Um ambiente gráfico também muito utilizado, porém menos “pesado” que o anterior. Utiliza as bibliotecas GTK2. Seu site oficial é:

gnome.org

Outros ambiente gráficos menos utilizados:

Blackbox, Blanes, Enlightenment, Fluxbox, IceWM, QVWM, TWM, WindowMaker, Xfce, XFWM.

Como todos podem ver, as diversidades e opções são muitas. Umas mais arrojadas, outras menos, mas com cada uma tendo a sua funcionalidade, seu objetivo. As menos arrojadas por exemplo, destinam-se a computadores com menos recursos de hardware, computadores mais antigos, já que o linux não requer muito de hardware. Ele pode rodar em diversos tipos de máquinas, desde que se opte pelo ambiente gráfico adequado.

Para baixar a sua distribuição específica, pode-se fazê-lo diretamente do site do desenvolvedor ou de outros alternativos. Existem universidades espalhadas pelo mundo que disnonibilizam mirrors para que se possam baixar diversas distros. Cito aqui uma muito boa, com velocidade de download bem alta:

Site do Linorg

Linorg

Sei que nele se encontram ainda algumas distros do ano passado, mas você também pode ir ao site do DistroWatch e baixar a versão desejada.

Mas, agora concluindo o artigo, eu diria que hoje em dia, o sistema operacional linux já está muito mais fácil de ser utilizado em computadores desktops, ou seja, os coputadores pessoais caseiros. Como eu expus aqui, existem as diversas distribuições (e qualquer um pode fazer, montar a sua própria também!), os diversos tipos de kernels disponíveis, e os diverso tipos de ambientes gráficos também. Certamente haverá uma em especial que o agradará mais, que você encontrará mais suporte, ajuda em termos de contatos de fóruns e comunidades espalhadas pela internet. Basta ter somente um pouco de dedicação e vontade de aprender a usar o software livre.

4 pensamentos sobre “Qual distro de linux baixar?

  1. Matrix Linux disse:

    Minha dica para quem está começando no mundo do pingüim e precisa escolher uma distro ideal para si é:
    http://matrixlinux.wordpress.com/2007/12/28/linux-distribution-chooser/

  2. eldermf disse:

    Obrigado Allan pela contribuição. Eu ainda não comecei a divulgar o blog mas que bom que alguém já contribuiu com algum comentário. Irei acrescentar mais artigos. Estou apenas começando com este blog. Um abraço.

  3. Matrix Linux disse:

    Parabéns pela iniciativa do blog e se precisares copiar algo do meu blog, fique a vontade. Um abraço.

  4. Matrix Linux disse:

    Amigo, seu blog já está na categoria divulgação em meu blog.

    []’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s