Linux AMD 64

AMD 64

Quando comecei a usar o sistema linux, tive vários problemas. Para resumir, o primeiro deles, e que me “irritava” muito, era o fato de eu não conseguir usar sistemas com kernel em 32 bits. Nesta plataforma, meu computador dava erros no boot, ou seja, ao ligar o computador. Por exemplo:

Ao ligar o computador e selecionar o linux, ele começava reconhecendo os hardwares mas, na hora de carregar o X, ficava uma tela preta! Eu tinha que fazer o seguinte: ao ligar o computador, deveria escolher dar o boot no windows, o que pode ser selecionado no boot pelo lilo ou grub e, ao carregar o windows, aí eu dava reiniciar e selecionava o linux. Somente desta forma que eu conseguia usar o linux com kernel 32 bits.

Pesquisei muito na internet sobre este comportamento, mas nunca tinha achado uma solução para tal. Agora eu já sei como resolver isto, vou explicar mais tarde, mas o que quero deixar claro aqui é que, por conta deste problema, eu passei a usar somente distribuições que fossem próprias para AMD 64.

Com sistemas linux AMD 64, não ocorria este tipo de problema, digo, de carregamento do boot. Mas, em contrapartida, tive outros mais, como por exemplo, navegar na internet sem suporte à flash player, que é o plugin necessário para se ver os vídeos do You Tube, por exemplo, ou acessar bancos, etc.

Confesso que levei muito tempo para aprender a como “burlar” este problema. Tinha pouca experiência de linux e pouca experiência de pesquisa no google, como um todo, enfim, era realmente complicado usar o linux. Quando se tem, no mesmo computador, dois sistemas operacionais, como foi o meu caso, com linux e windows xp, ao deparar com um problema desses, não pensava muito, ia logo pra windows.

Mas, com persistência e um pouco de paciência, consegui resolver muitos destes problemas, e hoje uso muito mais o linux e muito pouco, digo quase nada, do windows. Pretendo aprender mais sobre os aplicativos do linux, principalmente os voltados para edição de imagens, desenhos vetoriais e vídeos, que costumam ser mais complicados.

Embora com todos os problemas quando à plugins em plataforma linux 64 bits, confesso que é muito melhor que a plataforma windows 64 bits! Eu cheguei a utilizar o Windows XP 64 e, mesmo como o cd de instalação de drivers da placa-mãe, que informa ter suporte para 64 bits, não conseguia fazer a caixa de som funcionar! Sem falar que o navegador Internet Explorer, haviam dois: um 32 e outro 64. Se você for navegar com o 64, às vezes esbarrava em algum site que abria uma janela informando que não havia suporte para o navegador utilizado. Aí eu tinha que voltar para o Internet Explorer 32 bits…

Por isso, mesmo com todos os problemas encontrados no linux 64, eu dei preferência a este sistema e digo que não me arrependo, porque desta forma, eu aprendi muito mais! E incito a você, recém-usuário de linux a investir também no linux e software livre, seja qual for a distribuição!

Aguardem, pois o próximo post, irá incluir a solução para a instalação do pluguin flash player em linux.

Deixe uma resposta

