Como instalar os codec’s de multimídia

Em sistemas linux, muitos desistem de utilizá-lo porque não sabem (ou não se esforçam muito em querer aprender também) como instalar programas, codec’s e outros.

Mas vou mostrar aqui como é fácil, em muitos dos casos. Desta vez, usarei método mais gráfico.

Quando se instala o Ubuntu, ele não vem com a capacidade de se poder assistir todos os formatos de áudio e vídeo. Até aí, nenhuma novidade, pois até o Windows também é assim! Somente algumas distribuições linux que vêm, nativamente, com esta capacidade, como o antigo Kurumin, BigLinux, Mandriva e tantos outros.

Como primeira coisa a ser feita, seria liberar o cache dos repositórios que estão com string # no sources.list. Faça da seguinte forma:

1. Abra um terminal:  Aplicações > Acessórios > Consola

2. Digite:

$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

Desta forma irá abrir o editor de textos gedit com o arquivo sources.list.

Retire os strings # que vêm no início, ou seja, na extrema esquerda, das seguintes linhas, como mostrado abaixo:

3. Salve o arquivo e, no terminal, devemos atualizar o cache dos repositórios, com o comando:

$ sudo apt-get update

Aguarde o término da atualização e depois eu recomendo que comece instalando os codec’s para assistir dvd’s, o que eu ensino a fazer aqui, neste mesmo blog.

Feito isso, vamos instalar agora os outros codec’s necessários para se assistir filmes .flv, .wav, mp3, as fontes truetype entre muitos outros.

4. Agora abra o “Adicionar/Remover aplicações”, da seguinte forma: Aplicações > Adicionar/Remover.

5. Em Exibir, escolha “Todos os aplicativos disponíveis” e em “Procurar”, escreva “gstreamer”:

Irão aparecer automaticamente as bibliotecas gstreamer necessárias.

6. Selecione todas elas, ou melhor, todas as gstreamer e também o “Ubuntu restricted extras”, como abaixo:

Ah, não se esqueça de confirmar a instalação do software restrito:

7. Clique agora em “Aplicar mudanças” e depois em “Aplicar”:

8. Complete com a tua senha de usuário, e pronto!

O sistema irá baixar os pacotes necessários e instalá-los. Mas, quando for instalar o java, ele ainda pede, em modo gráfico, que confirme a aceitação da licença, e depois é só dar “Next, next e pronto”.

8 pensamentos sobre “Como instalar os codec’s de multimídia

  1. Yasmini da Silva Pereira disse:

    Olá, Gostária de saber em que lugar que vai para mim fazer o dawlowd do codec para mim usar o programa Windows Movie Maker. Não se esquesa que o meu computador é Windows Vista da marca positivo. Aguardo respostas até o mais rápido possível.
    Obrigada até agora!

  2. eldermf disse:

    Cara Yasmini,
    este blog é sobre sistema linux, e em especial, linux Ubuntu!!!
    Tua pergunta não faz o menor sentido!!!
    Sinto não poder ajudá-la. Busque um blogue específico de Windows, ok?

  3. […] nós, usuários de linux, instalamos os codec’s multimídia (conforme ensino aqui) e qualquer player de vídeo irá reproduzir perfeitamente o tal filme com a extensão de arquivo […]

  4. Luiz Cavalcante disse:

    Olá, primeiro quero parabenizá-lo pelo BLOG, que está muito bem feito.
    Eu segui seu roteiro para utilização de codec’s multimídia no UBUNTU (ubuntu hardy heron 8.04LTS) e não consegui efetuar a instalação pelo menu APLICAÇÕES> Adicionar e Remover, pois não aparece as bibliotecas, fui pelo synaptic e elas estão lá mas como faço para instalar pelo synaptic sem fazer “M”. Contínuo sem poder assistir DVD, Já instalei o Mplayer; Gxine; VLC e o totem não parecem reconhecer o DVD comercial que coloco(Meu aparelho é um PIONEER). Peço ajuda pois sou novo com LINUX, sou mero usuário.

    Desde já, agradeço

  5. Luiz Cavalcante disse:

    Olá de novo

    Descobri porque eu não conseguia ver em adicionar e remover aplicativos, eu não tinha colocadodo todos os aplicativos disponíveis. Bem mas contínuo com problema pois os tocadores de vídeo dão mensagens de erro tipo: “No input plugin was found.
    Maybe the file does not exist or cannot be accessed, or there is an error in the URL.”(gxine); “No stream found to handle url dvd://1″ (Mplayer);”Failed to mount /dev/scd0; provavelmente não ha mídia na unidade” (totem). Porfavor peço mais uma vez sua ajuda.

    Grato.

  6. eldermf disse:

    Vc seguiu realmente à risca os passos deste tutorial? Pois está parecendo que os plugins não foram efetivamente instalados.

    Outro problema que vejo é que teu leitor de mídia não está montando o device (drive). Isto pode ser por causa da mídia, ou do próprio hal. Se for a mídia, tente colocar uma íntegra, sem arranhões ou coisas do tipo, se for o hal, tente desabilitá-lo e depois montá-lo novamente, assim (como root):

    # /etc/init.d/hal stop
    para desabilitar e:

    # /etc/init.d/hal start
    para reabilitar.

  7. Franklin disse:

    bro… muito boa e muito efetiva a explicação… obrigado, masssss… infelizmente no momento eu to sem net em casa… existe um caminho alternativo pra eu baixar as coisas em ambiente linux e posteriormente por pendrive instalar esses benditos codecs em casa?? obrigado

  8. eldermf disse:

    Existem diversas maneiras para tal.
    Vc pode colocar o teu sistema em um pen drive pelo “USB Starup Disk Creator” e ir à casa de uma pessoa que tenha net, proceder às dicas deste tópico e, depois, ao chegar em ksa, ir na pasta “/var/cache/apt/archives” e copiar todos os codec’s baixados para o teu sistema e instalar eles, um-a-um, ou pelo “apt-on-cd” que é outro programa, que ainda não postei em meu blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s