Como instalar impressora no Ubuntu 8.04

O método que irei descrever aqui para se instalar impressoras, faz-se de forma semelhante na versão anterior do Ubuntu, a 7.10 Gutsy Gibbon. Vocês verão que é muito fácil mesmo,😉 !

Primeiro passo, acho que o mais difícil de todos, adquira tua impressora. A minha é uma HP Multifuncional PhotoSmart Express C3180 All-in-one.

Instale-a fisicamente, com a tomada de alimentação e o cabo usb, os cartuchos de tinta, tudo no seu devido lugar. Não beba a tinta, pode causar danos à saúde, eheheh!

Feito todos os passos acima, faça o seguinte:

1. Ligue a impressora.

Olhem o que aconteceu com a minha:

Ou seja, só ao ligar a impressora, o sistema operacional Ubuntu já a reconhece!! Devemos apenas confirmar a configuração.

2. No aviso que apareceu, clique em “Configurar“.

Daí é só “Aplicar” que tudo estará funcionando. Escolha também na opção Impressora padrão, “Tornar padrão“. Imprima a página teste se quiseres.

3. Se quiseres outra confirmação de instalação, abra o Writer e digite qualquer coisa e tente imprimir.

Acho que é bem mais fácil do que no Windows, não é mesmo? Pelo menos quando tenho que instalá-la naquele ambiente, tenho que pegar o cd de instalação, manter a impressora toda desligada, instalar o drive, o software, verificar atualizações, ufa!!

Ah, já ia me esquecendo. Para que ela funcione como scanner, abra o aplicativo Xsane, que já vem instalado no Ubuntu Hardy:

Haverá uma busca rápida por dispositivos instalados, como mostrado acima.

Você deverá então escolher qual deles se refere à tua impressora multifuncional:

No meu caso, como possuo uma webcam e uma placa de captura de vídeo, estes também irão aparecer como opções. Mas se você possui apenas a impressora, o Xsane irá abrir diretamente o aplicativo:

2 pensamentos sobre “Como instalar impressora no Ubuntu 8.04

  1. Luiz Gonzaga disse:

    Olá, minha impressora é a mesma e também estou usando o Ubuntu Hardy, mas ele não reconheceu a impressora! Não consigo instalá-la! E no windows funcionava normal…

    Sabe o que pode estar acontecendo?
    Quando ligo ela, eis a saída do dmesg:

    [315099.390090] usb 3-4: new high speed USB device using ehci_hcd and address 6
    [315099.501954] usb 3-4: device descriptor read/64, error -71
    [315099.717744] usb 3-4: device descriptor read/64, error -71
    [315099.933436] usb 3-4: new high speed USB device using ehci_hcd and address 7
    [315100.045302] usb 3-4: device descriptor read/64, error -71
    [315100.261347] usb 3-4: device descriptor read/64, error -71
    [315100.476787] usb 3-4: new high speed USB device using ehci_hcd and address 8
    [315100.884282] usb 3-4: device not accepting address 8, error -71
    [315100.996162] usb 3-4: new high speed USB device using ehci_hcd and address 9
    [315101.403661] usb 3-4: device not accepting address 9, error -71

    Obrigado

  2. eldermf disse:

    Se a tua impressora é a mesma e tb é o mesmo Ubuntu 8.04, acho estranho tb tais mensagens!!!
    Pelas mensagens postadas, ele está informando que há incompatibilidade de endereço usb, como se já estivessem ocupados por outro device.

    Bem, uma outra maneira de se instalar a impressora seria via “cups”. Eu usava ele quando utilizava o Debian.
    Busque no google mais informações sobre o cups, blz?
    Sinto não saber mais pra te ajudar…

Deixe uma resposta

