Sistemas Operacionais

Muitas pessoas quando conseguem adquirir um computador, compram visando preços, ou acabam pegando algumas dicas com algum amigo que conhece um pouco mais e adquirem uma máquina cheia de recursos. Recursos estes que a princípio não fazem o menor sentido mas, visando o futuro, almeja-se que a máquina dure bastante tempo, sem upgrades.

Geralmente existem 3 situações:

1. O computador vem sem sistema operacional

Neste caso, o novo usuário, recém informatizado, não conhece outro sistema operacional a não ser o Windows, ele trata logo de pegar uma cópia “pirata” e instalá-la, ou pedir ao seu amigo que conhece um pouco mais para fazê-lo.

2. Veio com o linux

Aqui, sem pensar muito, ele trata logo de formatar o computador e instalar a mesma versão “pirata” do Windows, seja ele qual for, sem saber que nesta situação, ele acaba perdendo algumas garantias de fábrica, concedidas pela loja em que comprou. Acaba sem saber também que, neste caso, ele não possui o cd de instalação dos drivers necessários para ter os recursos da placa-mãe, placa de vídeo e outros, devidamente habilitados.

Novamente ele vai ter que recorrer ao amigo que detém um pouco mais de conhecimento em informática para baixar, via internet, em outro computador (lógico), os necessários drivers de seus hardwares.

3. Veio com uma licença de Windows (XP ou Vista).

Somente neste caso, o novo usuário permanecerá “preso” ao Windows e aos softwares da Micro$oft compatíveis. Porém, às vezes até sem saber, ele no fundo pagou mais caro para ter o seu computador, uma vez que uma licença de Windows, não é nada barato, e agora, tem que ser renovada anualmente.

O que quero deixar claro aqui é que existem uma gama enorme de sistemas operacionais para se usar os computadores. Mas o que são sistemas operacionais?

Todo hardware, seja ele computador, celular, palmtop, máquina de lavar, necessita de algum meio de executar todas as suas funções. Os primeiros computadores eram habilitados manualmente, conectando ou desconectando fios. Com o advento dos softwares, toda esta “trabalheira” mudou, evoluiu.

O sistema operacional (SO) faz exatamente isto: habilita o usuário a ouvir música, escrever um texto, se divertir com jogos diversos, enfim. Sem ele, a máquina não funcionaria. É claro também que além do SO, é necessário se ter os aplicativos para os diversos fins citados acima, e estes devem ser compatíveis entre si.

Alguns exemplos de SO’s: Windows, e suas versões, como 3.11, 95, 98, 2000, xp, vista, etc; linux e suas diversas distribuições, como o Kurumin, Gentoo, Slackware, Ubuntu, Mandriva, etc; Unix; Solaris; BeOS e outros. Escolha o seu de acordo com a sua necessidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s